Um pouco de história da Cooperativa

A Sociedade Cooperativa de Crédito e Consumo dos Ferro-Viários e Adherentes, foi constituída por escritura de 17 de Novembro de 1913 e destinava-se (artº 4ºdos Estatutos) a fornecer todos os artigos necessários à alimentação e vestuário dos sócios. E todos os utensílios necessário aos usos domésticos, tudo de boa qualidade e em condições favoráveis de preço, contratando com estranhos os fornecimentos que possa fazer por conta própria e tudo em harmonia com estes estatutos e regulamentos específicos

O primeiro estabelecimento comercial abriu as suas portas três meses e meio depois, a 2 de Março de 1914, junto à Passagem de Nível, tendo a Cooperativa comprado, posteriormente, a residência onde se localiza o actual Café e Sede, aqui dispondo de mais amplas instalações onde pôde desenvolver as suas secções de mercearia, salsicharia e vinhos e criou as de sapataria e padaria.

 

Nesta altura, a poucos anos da crise das subsistências, a Cooperativa desempenhou um importante papel obstando que alguns dos géneros alimentícios de primeira necessidade subissem de preços, fora dos lucros razoáveis, como alguns pretendiam.

O antigo edifício foi demolido e, no seu lugar, construiu-se, no início da década de 1960, a atual Sede da Cooperativa, incluindo o Café.

Na década de 1990, e num terreno pertencente à Cooperativa, no seguimento do edifício-sede, na Rua Luís Falcão de Sommer, foi construído um imóvel, o EDIFÍCIO SCAFA, onde hoje funciona o Supermercado da Cooperativa, requalificado na segunda metade da década de 2010, e onde esta possui ainda mais três fracções, no rés-do-chão, alugadas para comércio.

 

Actualmente, as actividades principais da Cooperativa SCAFA são a exploração do Supermercado e do Café, sendo as receitas das rendas dos espaços alugados e da venda de Jogos Santa Casa (SCML) fontes de receita extraordinária.

A Cooperativa pertence ao Ramo do Consumo do Sector Cooperativo e tem como objectivo principal o fornecimento aos seus membros e respectivo agregado familiar, nas melhores condições de qualidade, informação e preço, os bens e/ou serviços destinados ao seu consumo ou uso directo.

As perspetivas de futuro

No contexto de dificuldades e de grande incerteza que vivemos, mas tendo presente a enorme tenacidade que caracteriza a Cooperativa e os seus membros, estamos convictos de que continuaremos a gerar benefícios para os nossos cooperadores, a garantir emprego com direitos aos nossos trabalhadores e a dar continuidade ao trabalho de preservação do importante património da Cooperativa.